Parque Mall recebe adesivo de identificação em banheiros para ostomizados

Shopping é o primeiro estabelecimento em Indaiatuba a disponibilizar banheiros para ostomizados

O Parque Mall é o primeiro estabelecimento comercial de Indaiatuba a possuir banheiros adaptados para uso também de pacientes ostomizados. Os sanitários especiais, masculino e feminino, receberam o adesivo de identificação, que foram fixados durante encontro com a participação de representantes do shopping e da Secretaria Municipal de Saúde, pacientes que utilizam bolsa de colostomia, bem como do prefeito Nilson Gaspar.

A ideia de tornar os dois banheiros de deficientes também de uso exclusivo dos ostomizados partiu do forneiro Luiz Carlos Fina, de 45 anos, que é ostomizado desde 2008. Frequentador assíduo do Parque Mall, Luiz notou que no shopping havia uma estrutura diferenciada nos sanitários. Além de possuir dois banheiros adaptados (masculino e feminino), algo incomum nos estabelecimentos comerciais que costumam oferecer apenas um unissex, ele viu que ambos oferecem estrutural ideal para os ostomizados realizarem limpeza e troca das bolsas.

Luiz Carlos Fina cola adesivo de identificação

Fina, então, procurou a direção do shopping e, com apoio da gerente de Marketing do Parque Mall, Cinthia Oliveira, solicitou o adesivo de identificação dos sanitários junto à Prefeitura de Indaiatuba, com base na lei municipal. “O objetivo é conscientizar as pessoas que o ostomizado também tem o direito de utilizar o banheiro para portadores de deficiência, pois precisamos de espaço, pia para higienização, apoio para os aparatos que levamos. Infelizmente ainda há pessoas que agem com preconceito, já que não é uma necessidade com características visíveis”, conta Fina.

“Estou muito feliz, pois é uma comodidade a mais para utilizarmos um banheiro específico e adequado”, complementa o aposentado Luiz dos Santos, 85 anos, que utiliza a bolsa de colostomia há dois anos e também esteve presente na ação.

Para a gerente de Marketing do Parque Mall, Cinthia Oliveira, é uma satisfação para o shopping ser pioneiro na cidade. “O nosso objetivo é oferecer uma estrutura ideal para que todos, sem distinção, possam vivenciar boas experiências aqui”, diz. “Esperamos que, assim como o Parque Mall, outros estabelecimentos comerciais entendam a necessidade de oferecer uma estrutura semelhante.”

Evolução
A exemplo do Parque Mall, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Marli Ferreira, informa que a ideia é criar novos espaços destinados também aos ostomizados na cidade. “Atualmente há em Indaiatuba 116 pessoas ostomizadas. Assim, o próximo espaço a receber o adesivo do banheiro para ostomizados será o ambulatório no Jardim Morada do Sol”, conta.

Para o prefeito Nilson Gaspar, o Parque Mall está trazendo uma inovação ao Município. “Agora os pacientes ostomizados que vierem ao shopping terão um banheiro exclusivo, acessível e apropriado para os portadores em Indaiatuba”, salienta. “Que outros estabelecimentos comerciais sigam esse exemplo, pois nós seguiremos.”

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *